18 de novembro de 2012

Amigo sincero...



















Esta ai, um dos maiores problemas da nossa sociedade nos dias atuais. O tal do amigo sincero. Considero “nossa sociedade”, nossos grupos de amigos, colegas de trabalho, família, colegas da faculdade e assim por diante.  Sinceridade é ser honesto, transparente, falar com a verdade, sim, isso é tudo que explica o nosso amigo dicionário. Está cada vez mais complicado ser uma pessoa sincera, todos cobram sinceridade alheia, mas de fato, você está preparado para ouvir uma verdade? Quando você pergunta se seu cabelo ou sua roupa esta bonita? Quando pede um conselho sobre alguma atitude que deva tomar? E quando você pergunta se o seu amigo acha que você está acima do peso? Claro que vem sempre a famosa colocação: - Seja sincero! Eu não vou me magoar... ah lá no fundo todos sabemos que sim, de uma forma ou de outra. A situação do amigo  é realmente cruel, porque ou ele fala a verdade ou ele a omite apenas para não lhe magoar. Claro que toda regra há exceções, existem pessoas que de fato não se magoam e esperam um conselho honesto e verdadeiro.
Já ouvi também expressões contra pessoas que são sinceras demais do tipo: - Como a “fulana” é grossa, diz tudo na cara sem se preocupar se ofendeu ou não. Realmente, tem pessoas que tem o dom da sinceridade no sangue, mas vamos combinar, não precisa exagerar na dose. Resumindo, todo conselho sincero é válido, mas antes de dar sua opinião pense em duas situações. Primeira: Fale com o coração, responda com o objetivo de ajudar a outra pessoa, sem inveja, sem rancor, fale o que você pensa com transparência nas palavras e para o bem do próximo. Segunda: Acredito que em toda ocasião à sinceridade é ouro, porém sempre existem maneiras de se expressar. Sempre digo que com educação, com jeitinho, sem agressão, sem alto tom de voz, dá para se falar tudo que se pensa.  A dica para quem pede conselho: Sempre avalie para quem pedir, infelizmente nessa nossa sociedade nem todas pessoas estão preparadas psicologicamente para emitir esta informação pura.
Enfim, nada que com muito jogo de cintura não se resolva.  Antes de pedir opiniões e conselhos, prepare-se...sinceridade nem sempre é aquela resposta que esperamos no momento.

Abraço! Sinceridade Pura!

2 comentários:

MISTER FABIO FARAK disse...

SIMPLISMENTE AMIGA QUE JAMAIS ESQUECEREI

MISTER FABIO FARAK disse...

simplismente amiga de verdade, adorei teu blog