28 de março de 2013

A prática da humildade

A  frase “Humildade não te faz melhor que ninguém, mas te faz diferente de muitos”, de autor desconhecido já foi lida em muitos lugares, inúmeras vezes. Segundo o dicionário a palavra humildade vem do latim humus que significa "filhos da terra". Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas. 

Humildade é considerada pela maioria das pessoas como a virtude que dá o sentimento exato do nosso bom senso ao nos avaliarmos em relação às outras pessoas. Características como cordialidade, respeito, simplicidade e honestidade, embora sejam frequentemente associados à humildade, são independente.

As pessoas confundem humildade com simplicidade o que é muito diferente. Ser humilde não é se vestir de maneira simples, sem luxo e requintes.  Humildade é reconhecer seus erros, dar um passo atrás, admitir para si mesmo que tem muito que aprender. É nunca “subir no salto”, independente do cargo que ocupa ou do carro que tem na garagem.  
  Humildade é ajudar o próximo, sem preconceitos e receios. É não julgar para não ser julgado. É tratar as pessoas de forma educada e gentil. Ser uma pessoa humildade é saber que sozinho não se faz nada. Exercer esta virtude exige uma expansão de pensamento crítica individual. Conversar consigo e neste diálogo avaliar os seus pontos fracos, seus erros, suas falhas.  
Você, já escutou alguém falando da postura ou decisões de outra pessoa, sendo que esta comete os mesmos comportamentos? Ai você pensa: - Ela não tem espelho em casa? É provavelmente não. Se  auto-avaliar não é uma tarefa fácil, porém é necessária para que nos tornamos seres humanos melhores.

Portanto, não adianta conhecer frases reflexivas e compartilhar com os amigos sem usar na prática. Olhe-se no espelho! De nada vale ser uma pessoa bonita, sem a beleza interior. E não existe nada mais encantador em alguém do que a humildade que ela traz consigo.  Humildade é para os sábios! Sinceridade Pura!


Nenhum comentário: