19 de abril de 2014

Mais vida, menos conexão



É possível viver fora do virtual? Esta era a pergunta que iniciava a bela reportagem do caderno Vida do Jornal Zero Hora "Status: off-line”. A matéria trata do efeitos comportamentais trazidos pelo jejum do mundo virtual. A jornalista do caderno Vida, trouxe sua experiência após uma semana desconectada.
Será que temos vida fora das redes sociais? Claro que sim. Com tanta informação digital, não mensuramos o tempo em que perdemos naufragando nas principais conexões.

O excesso de tecnologia pode causar sérios riscos nos relacionamentos. Deixamos de visitar mais os amigos, ter uma conversa produtiva e duradoura no almoço ou no jantar, ler um bom livro, aprender outro idioma, lembrar do aniversário de alguém especial e assim dar um telefonema. Nada substitui o contato pessoal ou aquela ligação especial.

Sempre quando vou viajar, procuro desligar da internet. Já fiquei mais de uma semana sem nenhum acesso virtual. Tirei fotos, registrei momentos lindos, mas procurei vive-los intensamente, sem me preocupar em divulgar nas redes sociais. Percebo, que para algumas pessoas, de nada vale o acontecimento, se não publicado na página do face. 

Você sabia que momentos de desconexão podem deixar o cérebro mais livre para novas reflexões e criações? Pois é, parece óbvio, mas infelizmente alguns perderam esta prática: o de pensar e oxigenar o cérebro. 

Sem hipocrisia, é claro que acesso à internet sempre que posso.  Mas é importante moderar. Se você ainda não fez este teste, vale a pena experimentar. Não se desespere. A vida sem internet existe sim, e pode ser maravilhosa. Depende de você. Acredite.

Leia a matéria de ZH completa: 
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/vida/noticia/2014/04/reporter-conta-como-foi-ficar-uma-semana-fora-das-redes-sociais-4478580.html


Nenhum comentário: